quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O DIA EM QUE A TERRA PAROU

O filme é uma versão contemporânea do clássico de ficção científica de 1951, onde a renomada cientista Dra. Helen Benson (JENNIFER CONNELLY) se vê cara a cara com um alienígena chamado Klaatu (KEANU REEVES), que atravessa o universo para nos avisar da iminência de uma crise global.

Quando forças que fogem do controle de Helen ameaçam o extraterrestre, que consideram hostil, e negam seu pedido de conversar com os líderes mundiais, ela e seu enteado Jacob (JADEN SMITH) rapidamente descobrem as decorrências mortais da alegação de Klaatu de que é “um amigo do planeta Terra”.

Agora, Helen terá de encontrar uma maneira de convencer a entidade enviada para nos destruir de que vale a pena salvar a humanidade – mas pode ser tarde demais.

O “processo” já começou.

ERROS

1. No começo do filme quando Klaatu está caído na neve depois da bola desaparecer, é possível perceber no reflexo dos seus óculos os rebatedores de luz usados na filmagem. Observe que está nevando e não existe uma luz forte no local.

2. Na sala de aula quando Helen está falando com seus alunos, o pingente do seu colar está bem no meio do seu peito, mas depois do corte para a tomada de longe, o pingente está do lado esquerdo dela. Novo corte para uma tomada de perto e o pingente está no meio do peito novamente.

3. Quando Helen chega no centro de comando, o amigo dela pede para o soldado a liberar. Ela entra sozinha e vai com ele até o centro de comando, mas quando ela se senta, os outros cientistas já estão lá.

4. Na explicação do cientista, é dito que o objeto misterioso está perto de Júpiter e está se movendo a uma velocidade de 3 X 10 elevado a 7 metros por segundo (30.000 km/s), e que o impacto com a Terra será em 78 minutos. Na realidade isso aconteceria em 5 horas.

5. No começo do filme dizem que o impacto do objeto vai ser no centro da cidade, mas para surpresa de todos, os militares levam os cientistas direto para o local do impacto. Ridículo. Se o objeto já tivesse pousado, e descobrissem que era de outro planeta, até poderíamos entender, mas antes. Será que o governo queria matar os cientistas?

6. Helen é colocada em um helicóptero CH-46, junto com outros cientistas e soldados. Quando o helicóptero decola, podemos ver a inscrição UNITED STATES ARMY na lateral do helicóptero, mas o exército não usa esse tipo de helicóptero.

7. Quando Helen está sendo levada para o centro de evacuação em Nova Jersey, vários funcionários estão vestindo coletes onde aparece escrito NYPD nas costas. Polícia de Nova Iorque.

8. Quando levam Klaatu para o hospital alguém manda iniciar a transfusão de sangue, mas isso seria impraticável com um ser humano comum, muito menos num extraterrestre sem nem ao menos descobrir que tipo de sangue ele tem.

9. O médico retira a bala intacta do corpo de Klaatu. Isso seria improvável já que os projéteis se deformam em contato com o ser humano. Principalmente Klaatu tendo uma camada protetora do lado de fora.

10. Quando Klaatu está de pé na sala de interrogatório após trocar de roupa, a mão direita do interrogador aparece ainda na máquina, mas após o corte, em close, ela está sobre a perna.

11. Quando Klaatu está caminhando na estação de trem, nitidamente podemos ver sinais indicando que ele está no Canadá.

12. Quando Klaatu pega o sanduíche na estação de trem, nós o vemos dando uma mordida e mastiga esse pedaço. Existe um corte para a televisão e depois volta para ele, e o sanduíche está inteiro.

13. Quando Helen está no cemitério falando com o filho, a sua mão direita aparece no ombro da criança nas tomadas de costas do menino, mas nas tomadas de frente a mão não aparece no ombro de Jacob.

14. Depois de desligar todos os dispositivos técnicos aliens sobre a Terra, a câmera mostra Manhattan e a Ponte do Brooklyn onde é noite, mas ao mesmo tempo parece ser dia no Central Park e em Washington.

15. No final do filme Klaatu vai embora sem falar com os líderes mundiais, ou seja: sua missão na Terra foi em vão, pois ele não deixou o povo do planeta avisado. Se alguém acha que os governos iriam aceitar apenas a palavra da cientista Helen, estão muito enganados. Esse é um furo tremendo no roteiro. O mundo irá continuar igualzinho, e os Estados Unidos ainda iriam achar que ganharam a guerra. Faltou o extraterrestre dar sua mensagem pessoalmente aos líderes mundiais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário